Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Turnera revoluta Urb. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 12-12-2013

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): María Mercedes Arbo


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Arbo, 2013), ocorre nos municípios de Santana do Riacho e Congonhas do Norte (CNCFlora, 2013). Restrita ao domínio Cerrado, desenvolve-se em Campos Rupestres, Campos Limpos, Matas Ciliares e sobre afloramentos rochosos, entre 1.000 m e 1.300 m de altitude (Arbo, 2008; 2013). Apresenta EOO de 120 km², AOO de 16 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. São ameaças o aumento da frequência dos incêndios de origem antrópica associados ao manejo do solo na implementação de atividades agropecuárias (Ribeiro et al., 2005), a mineração e o turismo desordenado estabelecido na região (Silva et al., 2008). As ameaças incidentes implicam declínio contínuo de EOO, AOO e da qualidade do hábitat da espécie. Assim, medidas de controle e combate às ameaças são necessárias, bem como a elaboração de planos de ação para conservação da espécie, a fim de evitar que o táxon figure em uma categoria de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Turnera revoluta Urb.;

Família: Turneraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita pela primeira vez em Bot. Jahrb. Syst. 17(5): 508. 1893 [7 Nov 1893].

Potêncial valor econômico

Não se conhece informações sobre o valor econômico da espécie.

Distribuição

Endêmica do estado de Minas Gerais (Arbo, 2013); coletada nos município de Santana do Riacho, na Serra do Cipó (C.A. Ferreira Junior 925), na Cadeia do Espinhaço (A.F.M. Glaziou 19392) e em Congonhas do Norte (R. Mello-Silva 2402); ocorre entre 1.000 m a 1.300 m de altitude (Arbo, 2008), porém há dados de coleta em 173 m de altitude (R. Mello-Silva 2402).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbusto (Arbo, 2008); perene (Arbo, 2007); rupícola ou terrícola; ocorre em Campo Limpo, Campo Rupestre, vegetação sobre afloramentos rochosos (Arbo, 2013), Matas Ciliares e brejos (R. Mello-Silva 2402).

Reprodução

A espécie floresce de janeiro a abril; as flores sãos heterostílicas (Arbo & Giulietti, 2009) e provavelmente auto-incompatíveis (Arbo, 2007).

Ameaças

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região da Serra do Cipó há a presença muitas espécies invasoras, como Brachiaria decumbens Stapf e B. brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf, que apresentam rápido crescimento e alelopatia; são amplamente empregadas na formação de pastagens, pois resistem bem ao pisoteio pelo gado e formam cobertura contínua, inclusive em terrenos de baixa fertilidade (Ribeiro et al., 2005).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região da Serra do Cipó onde há infestação por braquiária ocorre modificação do regime de incêndios, intensificando-o, tanto pelo rápido acúmulo de biomassa e elevada inflamabilidade das camadas de folhas secas que se acumulam junto ao solo, como pelo fato de bloquear o processo sucessional, que poderia levar a formações de maior complexidade, com retenção de umidade e, portanto, menor susceptibilidade à propagação de incêndios (Ribeiro et al., 2005). E na Cadeia do Espinhaço, há também queimadas naturais e antrópicas que tem causado grande prejuízo a diversidade da região (Silva et al., 2008).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes Atividades de passeios em trilhas da Serra do Cipó causam impacto nos solos resultado do pisoteio e uso de veículos (bicicletas, motocicletas, automóveis, etc.) causam compactação do solo, aumentando a densidade e resistência à penetração no solo, mudando a estrutura do solo e na sua estabilidade, perda na serrapilheira e do conteúdo de húmus, redução nas taxas de infiltração, aumento do escoamento hídrico superficial, e aumento da erosão (Pinto et al., 2008). A atividade turística desordenada também constitui um risco para a preservação das espécies ameaçadas da Cadeia do Espinhaço (Silva et al., 2008).

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Muitos dos municípios que fazem parte da Cadeia do Espinhaço, já houve ou há hoje intensa atividade mineradora (Silva et al., 2008).

2.2 Wood & pulp plantations
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Muitos dos municípios que fazem parte da Cadeia do Espinhaço, a silvicultura é caracterizada por plantações de eucaliptos ou pinus, sendo o impacto alto porque leva a supressão vegetal causando perda de biodiversidade e fragmentação de habitats (Silva et al., 2008).

Referências

- Arbo, M. M. Turneraceae 2013. In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB240.

- Arbo, M. M. 2008. Systematic studies in Turnera (Turneraceae). IV. Series Leiocarpae, Conciliatae and Sessilifoliae. Bonplandia, 17 (2): 107-334.

- Ribeiro, K. T.; Fillipo, D. C. da; Paiva, C. L.; Madeira, J. A.; Nascimento, J. S. 2005. Ocupação por Brachiaria spp. (Poaceae) no Parque Nacional da Serra do Cipó e infestação decorrente da obra de pavimentação da rodovia MG-010, na APA Morro da Pedreira, Minas Gerais. 1º Simpósio Brasileiro sobre espécies exóticas invasoras. Brasília. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/174_05122008113143.pdf>.

- Silva, J.A.; Machado, R.B.; Azevedo, A.A.; Drumond, G.M.; Fonseca, R.L.; Goulart, M.F.; Júnior, E.A.M.; Martins,C.S.; Neto, M.B.R. 2008. Identificação de áreas insubstituíveis para conservação da Cadeia do Espinhaço, Estados de Minas Gerais e Bahia, Brasil. Megadiversidade, 4 (1-2): 272-309.

Como citar

CNCFlora. Turnera revoluta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Turnera revoluta>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 04/12/2014 - 13:05:42